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Terça-feira, 01 de Junho de 2010 – 22h15
> Comício no palácio, aulas de marketing eleitoral e celulares pagos com dinheiro público... Neste governo, tudo é possível!
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Neste governo, tudo é possível!
A Procuradoria Regional Eleitoral de Sergipe –leia-se Ministério Público Federal– estaria a investigar se houve crime no comício organizado pelo PT sábado 15/05, no Palácio de Veraneio. A oposição não tem qualquer dúvida, sobretudo após a divulgação do discurso de Marcelo Deda no programa de Gilmar Carvalho. Agora, talvez seja o caso de o MPF incluir na investigação outras ações de cunho eleitoral realizadas pelo governador com dinheiro público.
Um bom começo seria observar as contas telefônicas dos diversos órgãos da administração estadual (especialmente a Secretaria de Comunicação) até o mês passado e depois compara-las com as emitidas a partir do próximo mês. Dezenas de celulares BlackBerry com capacidade para acessar a Internet foram entregues a cargos comissionados. A missão deles é interagir nas redes sociais –além de divulgar o governo, a equipe também trabalha a imagem do governador e da candidata do PT à Presidência da República. Detalhe importante: não há limite para o uso.
A entrega dos aparelhos coincidiu com o ingresso de Marcelo Deda no Twitter, atualmente a mais crescente rede social brasileira. Desde então, 2.040 pessoas passaram (até o momento) a seguir o governador. São em sua maioria jovens –há ainda assessores, jornalistas ligados ao governo, simpatizantes do PT e os apenas curiosos. Aliás, eis aí a questão: de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 55% das pessoas aptas a votar nestas eleições têm entre 16 e 45 anos de idade –exatamente o público consumidor das redes sociais.

Trocando em miúdos... A Comunicação do governo encontrou a fórmula mágica de interagir com o eleitor de forma direta, através da Internet, tendo como ferramenta para ações de marketing eleitoral telefones celulares de última geração comprados com dinheiro público, cujas contas, ilimitadas, serão pagas pelas respectivas secretarias e órgãos da administração direta e indireta.

Aulas de Marketing Eleitoral – Com despesas pagas pelo erário estadual, foi realizado na semana passada o seminário “Mídias Digitais e Transformação Social”. De acordo com a Secretaria de Comunicação, participaram do evento “cerca de 300 pessoas, entre estudantes, professores, gestores públicos e interessados no tema”. Foram quatro dias de “participação popular, integração, compartilhamento e protagonismo social”, sob a batuta do jornalista Marcelo Branco.
O seminário serviu de biombo para o governo apresentar aos cabos eleitorais (e a gente ligada à Comunicação) o modelo sistematizado de divulgação e interação nas redes sociais, criado e proposto pela cúpula da campanha de Dilma Rousseff –e, claro, acatado pela campanha à reeleição de Marcelo Deda. O investimento com locação de hotel, traslado, alimentação e o coquetel de despedida do evento rendeu ainda ao governo um cadastro extra com potenciais cabos eleitorais, que serão essenciais para viabilizar o projeto de Marcelo Branco.
Para quem não o conhece, Marcelo Branco é coordenador de mídias sociais da campanha à Presidência da República da candidata do PT. Criador do site www.dilmanaweb.com.br com vídeos para mostrar o “lado humano” da ex-ministra, ele coleciona gafes e trapalhadas –já foi, inclusive, advertido pelo comando nacional de campanha*–, sendo a maior das suas lambanças o anúncio através do Twitter de que o filme de aniversário dos 45 anos da Rede Globo camuflava uma mensagem subliminar em favor de José Serra – 45 é o número do PSDB.
Restam, então, algumas incômodas perguntas: Até quando Marcelo Deda continuará a subverter a lei, abusando da máquina pública em benefício próprio? Se não foi punido quando usou recursos da Saúde de Aracaju (“Micareta Picareta”, revista Veja de 10/05/2006) para fazer comícios em sua campanha ao governo, o será agora? Que outras ações eleitoreiras estariam sendo implementadas com recursos do governo de forma secreta? Cabe ao MPF apresentar as devidas respostas.

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(*) Dilma Rousseff muda o mapa do Brasil
Um vídeo no qual Dilma diz que o filme Vidas Secas retrata “a saída das pessoas do Nordeste PARA o Brasil” pegou fogo na rede. Por conta do estrondoso sucesso, o PT resolveu censurar o PT, para proteger-se das estripulias de Marcelo Branco – ele acabou levando um puxão de orelhas da direção nacional do partido. Para quem não viu o vídeo, vale a pena dar uma olhadela, só para rir. Afinal, alguém precisa dizer a candidata do PT que o Nordeste também é Brasil. Você se habilita?
Coisa de canalha (Por Roberto Jefferson)
Segundo O Globo, há uma crise aberta no comando de campanha de Dilma. Sua causa seria a montagem de um dossiê, bem do gosto dos aloprados petistas, que teria como alvo a filha de Serra. Dossiê contra filho é coisa de canalha. Esses neoaloprados parecem não ter aprendido com os erros de 2006. Pior que isso, confirmam que a alopração está no DNA deles e reproduzem tristemente a fábula do escorpião, na qual dá uma estocada no sapo mesmo com a possibilidade de morrer afogado. Ferroada é com eles mesmos.
(Publicado originalmente em http://www.blogdojefferson.com/index.aspx)

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