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Quarta-feira, 14 de abril de 2010 – 11h15

> O desespero de Marcelo Déda, a carreira de Edvaldo Nogueira e a pesquisa do Ibope

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O desespero de Marcelo Déda, a carreira

de Edvaldo Nogueira e a pesquisa do Ibope

Os tampos roxos, sinais típicos de grande tensão emocional, estão por toda parte na alma política de Marcelo Déda. O governador da mudança para pior anda nervosíssimo com a aproximação da data do anúncio por João Alves Filho de que vai mesmo disputar o governo.

Da perseguição rasteira de Lula da Silva, com golpes matreiros para eliminar moralmente o único adversário do compadre-governador, à desconstrução da imagem nos palanques montados no interior, a campanha de Marcelo Déda para se reeleger virou um vale-tudo.

Agora, surge a pesquisa do Ibope, contratada pela TV Cidade –aliás, pobre do Ibope, nunca acertou, nem uma única vez, um resultado eleitoral em Sergipe. Conhecida no meio político e jornalístico há pelo menos 20 dias, a pesquisa foi mantida guardadinha até anteontem.

Fica patente, a divulgação extemporânea da peça publicitária do Ibope atende a objetivos muito claros. O primeiro deles é tentar dissuadir João Alves Filho e aliados a desistirem da empreitada de enfrentar o "poderoso" Marcelo Déda com sua fantástica máquina política (governos federal e estadual, além das prefeituras aliadas, sobretudo a de Aracaju).

O outro, não menos importante, é desviar o foco das crescentes queixas sobre o desleixo do governo e da prefeitura de Aracaju por conta da calamidade provocada pelas chuvas: a bagunça do Coqueiral, o lamaçal do Costa do Sol, o lago do Lourival Baptista, as casas derrubadas em Maruim...

Marcelo Déda dispõe de pesquisas sérias e sabe exatamente onde o calo aperta. O motivo de sua preocupação é o empate técnico entre ele e João Alves Filho na capital e a vantagem do ex-governador nos municípios mais populosos do interior: Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, Glória...

Toda a pressão da máquina federal nas empresas da família de João Alves Filho parece simplesmente não o afetar. Então, apelou-se para a propaganda, através da divulgação da pesquisa fajuta, com a qual busca-se apresentar um cenário desfavorável. Como o jogo não é de anões, Marcelo Déda apenas gastou em vão dinheiro e tempo na mídia –dinheiro que não é dele, diga-se!

No rádio hoje pela manhã, Gilmar Carvalho ouviu de uma ouvinte o resumo da ópera: "Até dá para engolir a suposta aprovação do governo de Marcelo Déda, porque o governo faz muita propaganda até sobre o que não fez. Mas e Edvaldo Nogueira? Não dá, não. Puseram muito a mais. Ninguém gosta desse homem".

A referência, verdadeira aliás, lembrou-me a carreira tomada pelo prefeito semana passada no Residencial Costa do Sol, quando evitou ser linchado pela comunidade, embravecida pelas promessas dele ainda não cumpridas.

A pesquisa, com Edvaldo Nogueira bem quisto, serve de cortina de fumaça para esconder as mazelas de uma administração cujo fracasso resvala na candidatura de Marcelo Déda. Como poderá o secretário-prefeito armar palanques para inaugurar obras em Aracaju e elogiar seu chefe se estiver tão ruim no conceito popular, ao ponto de ter de fugir correndo de locais onde aparece?

Pontos roxos de raiva na alma de Marcelo Déda; a carreira de Edvaldo Nogueira para evitar tomar umas bordoadas do povo; mais uma pesquisa do Ibope... O desespero dessa gente é evidente!

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