Domingo, 01 de Novembro de 2009 – 16h05
Leia Nesta Edição:
>> O Portal Infonet é Realmente Bastante Perigoso!
---------------
O Portal Infonet é Realmente Bastante Perigoso!
A comunicação está para a atividade política como asas para o avião. Sem ela, os políticos simplesmente não decolam. O Rádio foi a ferramenta usada pelo ditador Getúlio Vargas para mandar recados aos aliados e adversários, criticar desafetos e fazer seu “comercial”. A ditadura militar chegou a financiar a criação de uma rede de TV de alcance nacional –a Rede Globo influencia o Brasil há pelo menos 35 anos!
A Internet é a nova trincheira. Seus números são impressionantes: 27,5 milhões de brasileiros a acessam regularmente de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acessos no local de trabalho (mês julho/2009*); 38% das pessoas acessam a rede diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na Internet semanalmente.
Sergipe tem alguns importantes provedores de conteúdo, com vasto material sempre atualizado. Nenhum se equipara em musculatura e diversidade ao Infonet (www.infonet.com.br). De acordo com a colunista do portal Yara Belchior, diariamente são espantosos 140 mil acessos (ou 4,2 milhões de visitas todo mês). O público, como se sabe, é miscigenado e integra as classes A, AB e C. A predominância é de adolescentes e jovens em fase estudantil e formadores de opinião: empresários, profissionais liberais, gestores, funcionários públicos...
O Infonet é bastante perigoso! Perceba o quanto ele se parece com um portal de Internet: tem material informativo variado e vasto, mantém repórteres e redatores de plantão, oferece hospedagem e processamento digital, acesso à Internet e serviço de e-mail. A semelhança se encerra aí. Por trás da fachada tradicional opera uma organização paragovernamental, que funciona como apêndice da Secretaria Estadual de Comunicação!
O Infonet age de má fé deliberadamente. Censura a opinião de internautas com críticas severas, porém respeitando limites éticos e morais, a Marcelo Déda e aos mais influentes auxiliares e aliados do governador. Como disfarce, o portal publica um ou outro comentário com crítica branda ou sem conteúdo político devastador. Na contramão, no topo das páginas, logo após o noticiário “oficial” estão as mais belas opiniões positivas ao governo, sobretudo os elogios a ações, obras e a pessoa do governador em particular.
Não há um único colunista político no Infonet cujo texto contradite o governo ou leve a xeque as poeticamente prometidas mudanças. O conteúdo se afirma apenas como propaganda governamental disfarçada de notícia (ou comentário), sem qualquer mínimo resquício de algo a “afrontar” Marcelo Déda e o Governo da Mudança Para Pior. Para enganar uns e outros, comentaristas chegam a “cobrar criticamente” e adular o governo (e o governador) no mesmo parágrafo, como a desprezar a inteligência alheia. A turma finge “investigar”, “ir atrás”, “dar conta” de tantos fatos dolorosos à administração estadual, mas tudo acaba perdido no ar.
Um importante jornalista, daqueles arredios ao poder –seja ele qual for, aliás!–, apreciador dos Beatles e sessentões do rock em geral, foi “convidado” recentemente a escrever no Infonet, opinando sobre tudo, especialmente sobre seu prato predileto, a política! O moço cobra muito do governo e estranhou a oferta do portal, ao que lhe disseram: “O interesse é esse mesmo. Esquentar”. Não se sabe a razão, mas o convite foi posto na geladeira. Entrementes, o contrato de veiculação do conteúdo produzido pela Secretaria Estadual de Comunicação foi generosamente renovado.
O ataque do Infonet ao contraditório vai ainda mais além. Um crescente provedor de conteúdo noticioso hospedado no portal faz cerca de um ano, que num gesto de ousadia passou a fazer chamadas via e-mail dos meus escritos e a republicar parte deles em suas páginas, coincidentemente vem sofrendo nos últimos dois meses múltiplos e constantes “apagões”. Fica fora do ar por incontáveis minutos, especialmente cedo de manhã quando porventura posta alguma chamada do Abra-O-Olho. As explicações são as mais absurdas possíveis. O caso será narrado por mim brevemente...
Por tamanho prejuízo causado à democracia e à liberdade de opinião, o portal Infonet deve ser acessado com extremada cautela e rígida segurança, pois é realmente deveras perigoso!
(*) Dados do o Ibope Nielsen Online em aferição de julho de 2009 (http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php).
2 comentários:
É isso aí, David. O portal claramente demonstra uma posição governista. Já para o provedor de notícias hospedado lá e que sofre apagões, pelo sim, pelo não, o melhor é testar outra hospedaria.
David, concordo com você mas esses acessos que a infonet diz são muitos suspeitos. Tanto que um amigo meu pediu o relatório de acessos através do google analytics para fazer uma campanha e eles não mostram. o que estão divulgando é o número de visualizações de página e não de visitas. É um absurdo o que estão fazendo, tem muita gente falando o que quer e nao tem compromisso com a verdade. Nao tem portal aqui em Sergipe com essa audiência de milhoes de visita, gostaria que voce desse sua opiniao a respeito desse assunto, que inclusive vale a pena ate vc escrever...Saudações. Tiago Ribeiro
Postar um comentário