Quinta-feira, 02/07/2009 – 21h50
A Maior Invenção Humana: A Música
Nossa melhor e mais universal linguagem. Quando todos formos siderados, trocando ideias com gente de outras estrelas, a música dirá quem fomos e como somos.
Por enquanto, os aliens podem nos ouvir através das ondas de rádio --fico pensando nos nossos vizinhos a ouvir The Stooges, a banda punk de garagem nascida em 1969. Sob o efeito de alucinógenos pesados, um moço tresloucado grita no palco sem parar. Entre acordes dissonantes e por vezes desencontrados, Iggy Pop domina a cena...
Uma Borboleta - Os aliens vão esperar um pouco, até nossas novas transmissões os alcançarem, para descobrir como a evolução metamorfoseou uma lagarta que durante meia década correu pelos palcos feito um maluco, enquanto se cortava, para depois se jogar literalmente na platéia*.
Cinco longos anos com o The Stooges, e depois gritando em carreira solo por mais três décadas! Iggy Pop estava apurando a voz gutural para a fase seguinte. Hoje podemos apreciar um vinho finíssimo: “Preliminaires”.
Gêneros suaves, da Bossa Nova a “Chanson” francesa, escorrem fácil pelas poderosas cordas vocais da borboleta Iggy Pop. Nada será como antes? Com Iggy Pop no comando, a ansiedade está sempre presente. Agora em tons de baixo e bateria pronunciados e guitarras puxadas para o blues em duas ou três incursões mais rockadas.
Aos ouvidos pacientes, há deleites. Confesso, não tenho afinidades com (alguns) animais. Gosto de plantas, mas jamais tive um cachorro de estimação. Depois de ouvir The Machine For Loving, com versos precisos declamados de modo frugal e inigualável, dá até para pensar de novo nos vizinhos das estrelas. Certamente vão querer conhecer quem são esses “amigos do homem”. De qualquer tipo de homem!
(*) Veja vídeo-documentário “Iggy & The Stooges” com cinco minutos de duração, sem censura. Resumo de toda a tempestade chamada Iggy Pop.
http://www.youtube.com/watch?v=8K8S-1BwoJ0
http://www.youtube.com/watch?v=V-DXj_YhNtM
E quando puder, ouça todo o CD Preliminaire. Uma maravilhosa surpresa a cada segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário