Sexta-feira, 27/06/2008 – Ano II – Edição 282
.
As Promessas ao Embaixador Gringo
Muita gente ainda está surpresa com a presença no final de semana do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobbel. A última visita de um chefe da diplomacia norte-americana a Sergipe ocorreu em 1963, quando a costa sergipana foi cogitada para receber uma base militar gringa.
Clifford Sobbel é um experimentado homem de negócios. Amigo pessoal do presidente George W. Bush, ele foi inicialmente indicado embaixador na Noruega. Em 2006 assumiu a representação no Brasil.
Antes de incorporar-se ao Departamento de Estado, Clifford Sobbel presidia a Net2Phone, maior provedor de Internet dos EUA – a empresa também opera com telefonia móvel e soluções tecnológicas.
Em 2001 a Net2Phone associou-se a Cisco Systems, companhia californiana multinacional especializada na fabricação de softwares de gerenciamento de redes e roteadores de grande porte.
Há 45 anos, a visita do embaixador Lincoln Gordon a Sergipe ocorreu por motivos estratégico-militares. A guerra fria e a tendência política do Brasil ao esquerdismo eram as maiores preocupações dos EUA.
Clifford Sobbel esteve em Sergipe para fazer negócios. Conversou com o governador Marcelo Déda sobre a instalação de uma fábrica da Net2Phone/Cisco Systems na Barra dos Coqueiros, nas áreas próximas ao porto.
O embaixador saiu de Sergipe com a impressão de que vai fazer dinheiro, especialmente depois de ouvir os argumentos de Marcelo Déda para fechar o negócio. Entre as promessas, renúncia fiscal, infra-estrutura e apoio logístico.
Agora é esperar para saber se vai vingar...
PS – Apesar de produzir alta tecnologia, a fábrica em questão opera com mão de obra altamente especializada – ou seja, remunera com altos salários, mas dada à automação, terá poucos empregos. Algo em torno de 300 postos de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário