:: Terça-feira, 29.10.2007 :: Edição N180 ::

ESQUEÇAM O QUE ELE DISSE
Ontem, após quase oito meses de intensas saraivadas, o líder do governo Francisco Gualberto saiu da defensiva. O sofrido deputado, único na bancada governista a defender com unhas, dentes e coração o governador Marcelo Déda, disse que vai entupir a oposição com o anúncio de várias obras. Começou pela da ponte a ligar o bairro Mosqueiro à praia Caueira, em Itaporanga.
O engraçado é lembrar do passado. Ainda prefeito de Aracaju (2001/2006), Marcelo Déda criticava ferrenhamente a construção da ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros. Seria "desnecessária". Fez de tudo para evitar que a obra recebesse financiamento dos bancos federais. Conseguiu!
Outra construção a motivar as críticas do petista era a da ponte Mosqueiro-Caueira, pois evidenciava a "falta de sensibilidade do (então) governador João Alves Filho". O tempo passou e qual é a primeira obra que o governador Marcelo Déda anuncia para dar início ao novo governo? Exatamente a ponte Mosqueiro-Caueira!
Mas como diz o colunista da revista VEJA (24.10) André Petry, "Petista não muda de opinião. Muda de conveniência". E lá vai o deputado Francisco Gualberto à Tribuna entupir os ouvidos da oposição, anunciando a mesmíssima obra que tanto os petistas criticavam apenas uns poucos meses atrás.
As bravatas do PT são muitas. Algumas nem merecem comentário, tamanha a desfaçatez. Todavia, como negar que a cada dia, quando não protagoniza uma tragédia, o governo defendido pelo valente Francisco Gualberto caminha para ter a mesma cara do ex-governo? Pelo menos no tocante aos projetos.
Aliás, como diria Raul Seixas em letra dele e de Paulo Coelho, "Se cobrir vira circo. Se murar vira prisão". Assim é o Brasil do PT. Assim é o Principado de Sergipe sob a égide do palavroso Marcelo Déda!
.
. :: CALEIDOSCÓPIO ::
.
DE GRÃO EM GRÃO
Sergipe é o primeiro estado no Brasil a aderir à TV Brasil. Com os auspícios do governador Marcelo Déda, viramos cobaias do projeto do Grande Molusco de ter uma TV com a cara do PT. No JORNAL DO BRASIL de ontem, o economista Ubiratan Iorio, professor do Departamento de Análise Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, analisou o mais novo brinquedo dos ideólogos do Planalto: "Definitivamente, existe uma anomalia crônica no conceito de democracia de certos mentores da seita petista, segundo a qual ‘democrático' é qualquer ato ou princípio que se ajuste a seus objetivos autoritários. É o (caso) da TV estatal, que insistem impudentemente em chamar de TV pública".
Para o professor Ubiratan, a coisa já começou de forma estranha, pois foi urdida através de medida provisória, "instrumento sabidamente antidemocrático". Pelas normas, as operadoras de TV a cabo, microondas (MMDS) e via satélite (DTH) são obrigadas a colocar à disposição da TV de Lula dois canais. "É impressionante a capacidade dos que ora acampam nos jardins do poder de aplicar recursos sempre escassos de forma ineficiente, claramente política e, o que é pior, a serviço de uma ideologia caduca. Haja CPMF para sustentar tanta estroinice com o erário!", teoriza o professor.
Uma das desculpas do PT para a criação da TV Brasil é que a imprensa, além de não discutir temas de relevância, também manipula a informação ao bel-prazer. Segundo o professor Ubiratan Iorio, os atuais ocupantes do Planalto não podem se queixar de falta de apoio da classe jornalística: "Em sua maioria, sempre os apoiou de dentro das redações de jornais, rádios e TVs, a ponto de transformar quem ousasse apontar o evidente despreparo intelectual do presidente em preconceituoso ou cretino fundamental".
Nunca é demais lembrar a empreitada do governo dos "democratas" do PT na doutrinação perversa da juventude com livros "didáticos" enviesados, distribuídos nas escolas públicas. Nem que tentou implantar a Lei da Mordaça, com o execrável Conselho Nacional de Jornalismo, e a não menos abominável Ancinav para controlar o rádio, a TV, o cinema e os audiovisuais. O professor Ubiratan conclui que, "se tivessem vingado, certamente teriam impedido a população de tomar conhecimento de mensalões e outras imoralidades".
E mais, quando o chefe da quadrilha, José Dirceu, defende a nova estatal como se fosse algo efetivamente democrático, sai de baixo porque o jogo não é para anões. No JORNAL DO BRASIL (18.10), ele disse: "O Brasil é assim, demora, mas acontece. Finalmente, vamos ter a TV pública. Mais do que isso, um sistema público de comunicação. (...) vem sendo chamada pela mídia de TV Pública porque nossa elite sabe o que conta, onde está o poder ou os meios para nele se perpetuar. É a TV, idiota, diria o norte-americano. (...) Sua criação representa um passo importante. Que ele seja o primeiro em direção à democratização dos meios de comunicação, à pluralidade de fontes de informação, base para a verdadeira democracia".
Para dirigir a TV pública defendida com tamanho ardor pelo ex-guerrilheiro e "democrata" José Dirceu, o Grande Molusco nomeou jornalistas sabidamente simpatizantes do PT -Franklin Martins, hoje secretário de Comunicação Social da Presidência, e Tereza Cruvinel, diretora da TV Brasil. Ambos deram grande contribuição à campanha eleitoral de Lula nos veículos do Sistema Globo onde trabalhavam. Voltando ao professor Ubiratan Iorio: "É algo absolutamente injustificável, porque um jornalista não pode ser petista nem manifestar preferência por qualquer outro partido, já que sua obrigação e missão é informar com imparcialidade". Neste caso, eles estão podendo sim, professor!
  • .Sergipe - Seremos as primeiras cobaias do novo brinquedo do Grande Molusco, graças ao desprendimento e o voluntarismo do governador Marcelo Déda. Para o professor Ubiratan Iorio, "alocar dinheiro dos contribuintes no aparelhamento do Estado sempre foi uma prática adotada pelas ditaduras de todos os matizes. Criar órgãos de propaganda oficial para enaltecer sem pudor os atos do Executivo é um subproduto dessa prática". Como se pode constatar, Sua Alteza Real parece intuir muito bem tais caminhos...

Nenhum comentário: