“¿POR QUÉ NO TE CALLAS?”
Cabe a um líder determinar a alguém sob sua chefia calar-se?
Certa feita, no final de 2007, o então Rei de Espanha, Juan Carlos, durante a XVII Conferência Ibero-americana em Santiago do Chile, dirigiu a frase-título desta análise – do espalhol, em tradução livre, “Por que não te calas?” – ao então ditador venezuelano Hugo Chávez, irritado com as constantes interrupções do déspota num pronunciamento do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadasEm resumo: mandar alguém calar-se é ato extremo, sumamente deselegante, próprio daqueles instantes nos quais é preciso tentar restabelecer a ordem no debate.
Parece ter sido algo assim a motivação para, em entrevista à jornalista Magna Santana [Fan FM] na manhã desta quinta-feira (18), o amado governador Jackson Barreto afirmar que o doutor (ele gosta de ser chamado assim) Rogério Carvalho, presidente do PT em Sergipe, está falando demais. O famoso “cala a boca!”.
A irritação de Jackson Barreto encontra lastro em dois quesitos: (1) não cabe aos liderados contestar, em público, ditames da chefia – o ex-deputado Rogério Carvalho, propenso candidato à senatoria, afirmou que se o governador se aliasse a André Moura, líder da oposição, numa dobradinha pelo Senado, ele estaria fora do bloco político que apoia a candidatura de Belivaldo Chagas; (2) enquanto a oposição bate cabeça em busca de decidir a configuração da chapa majoritária, com as principais lideranças falando (aparentemente) línguas diferentes, apesar do bom momento político, os governistas têm dado, no entender de JB, “uma lição de unidade”.
Dizia o grande generalíssimo e estadista Napoleão Bonaparte: “Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro.” O desabafo de Jackson Barreto tem nesta frase a principal inspiração. Rogério Carvalho tem grandes qualidades pessoais e políticas, mas o ímpeto juvenil e a sede de poder por vezes lhe embotam o tirocínio, e ele acaba por cair em armadilhas plantadas por adversários dos governistas, que são visíveis a olho nu. Até os incautos as enxergam…
Se doutor Rogério Carvalho seguir a orientação velada do chefe Jackson Barreto – o tal do “¿Por qué no te callas?”, apropriadíssimo para o momento –, muito provavelmente ele poderá contribuir bem melhor com o processo.
Ou seja, para bons entendedores – de todos os lados –, meia palavra basta!
#SantaDanação #SergipeMostraSuaCara



Nenhum comentário: