PETISTAS SE CONHECEM, MAS FICO COM FRANCISCO GUALBERTO
Na falta de algo mais importante a noticiar, o vetusto Jornal da Cidade traz na edição desta quinta-feira (24) manchete pavorosa para o sindicalismo de resultados do PT: “Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe) é a ‘escolinha do mal’, afirma [Francisco] Gualberto”.
Ontem, o clima ficou tenso na Alese. Os deputados Ana Lúcia Menezes, ex-presidente do Sintese, e o líder governista na Casa, Francisco Gualberto, ambos do PT, bateram boca. Inicialmente, acerca do projeto de iniciativa do Governo de Sergipe com mudanças no sistema previdenciário estadual. Depois, para revidar provocações feitas de parte a parte.
Tudo começou quando Francisco Gualberto discursava na tribuna e, das galerias, membros do Sintese o provocaram com questionamentos quanto ao papel do parlamentar e líder. Ele não gostou e, como bom petista, deu-se por “agredido” nos brios e saiu-se com a tal “escolinha do mal”.
Ana Lúcia Menezes, no afã de defender o sindicato, mexeu numa ferida antiga de Francisco Gualberto. Relembrou haver o deputado agido “pelo instinto” contra trabalhadores, quando anos atrás pôs para correr, com um facão em punho, o sindicalista Nivaldo Fernandes. Ela também criticou os discursos do governador Jackson Barreto e do deputado Zezinho Guimarães, atribuindo ao Sintese ter “enterrado Marcelo Déda, antecipadamente”.
Francisco Gualberto deixou de lado o projeto governista e focou-se no discurso da colega. “Ouvi uma pessoa que, por infelicidade, disse que eu deveria morrer como Marcelo Déda morreu! Quem está fazendo apologia à violência aqui? […] Não tenho temperamento de barata […] Podem gritar, espernear, arremessar ovo, pode tudo! Agora, no que eu puder reagir para defender minha integridade, eu vou fazer. Não vou me amedrontar! Eu não tenho medo desse setor”.
Tem gente assim, do tipo que não leva desaforo para casa e busca resolver impasses ao seu modo. Posso não concordar com o estilo, digamos, brucutu do deputado petista, mas ele bem conhece a gandaia sindical. Por outro lado, o Sintese fez muito mal à educação pública de Sergipe e jamais se preocupou verdadeiramente em garantir mais qualidade ao ensino ministrado nas escolas estaduais.
“Vou endurecer sem perder a ternura”, argumentou Francisco Gualberto, citando o vagabundo do Che Guevara. “Pode falar de facão ou de foice. Vou defender a minha existência, sempre”, emendou o deputado. De minha parte, podem dizer o que quiserem dizer. Estou com Francisco Gualberto
#Uia #SantaPatifaria



Nenhum comentário: