ANDRÉ MOURA SE MOSTRA DISPOSTO AO EMBATE
Líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, André Moura, sem dúvida, assumiu posição inédita e destaque no cenário político do Brasil: trata-se do parlamentar sergipano com maior e melhor trânsito junto à Presidência da República desde Lourival Fontes, intelectual e mestre nos arranjos políticos, que foi chefe do Gabinete Civil de Getúlio Vargas e pertencia ao círculo íntimo do então presidente – lá se vão sessenta anos, portanto.
Quando foi ministro do Interior, pasta mais poderosa da gestão do presidente José Sarney, João Alves Filho desfrutava de grande poder, mais das vezes, no entanto, um poder orçamentário, pois operava como técnico e não como político. Albano Franco e Marcelo Déda também tiveram presença frequente nos círculos do poder de Brasília, mas lhes a estrutura de governo – mesmo amigo de FHC, o primeiro não apitava; já o segundo, era oposição.
Diferente dos citados – com exceção de Lourival Fontes –, a partir do cargo ministerial de líder governista, André Moura está imiscuído nas questões administrativas mais relevantes da República e, obviamente, também no torvelinho das graves e sucessivas crises, que tem sabido gerir com inteligência. Conquistou tal espaço por se mostrar flexível, afeito ao diálogo e, acima de tudo, pelo trânsito entre os vários matizes na diversidade política do Congresso Nacional.
Trata-se, assim, de uma voz que precisa ser ouvida, quando analisa o cenário. Vem neste contexto, a excelente entrevista concedida ao Jornal da Cidade [edição deste final de semana], na qual fala de vários temas, entre os quais o projeto de combate à corrupção, do papel dos procuradores da República e, certamente, do quadro político em Sergipe. André Moura reforça o desejo de contribuir com o desenvolvimento de Sergipe e repete o que até as pedras da Serra de Itabaiana sabem: Jackson Barreto será, sim, candidato em 2018.
Recomendamos a leitura da entrevista [reprodução ao lado; clique para ampliar], pois expressa a visão de um político jovem, com uma carreira em ascensão e disposto a enfrentar desafios imensos, fator que o difere em muito da maioria dos atuais políticos sergipanos – e convenhamos, até daquelas estrelas do cenário nacional.



Nenhum comentário: