...
 Este blog está censurado pelo governador Marcelo Deda  
...
Domingo, 20 de Junho de 2010 - 22h50
...
 “Micareta Picareta” ainda impune  
Governadores cassados poderão até registrar candidaturas,
mas devem ser barrados pela Justiça Eleitoral
um consenso entre advogados especialistas em processos eleitorais: os três governadores cassados em 2009 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) –Jackson Lago (PDT-MA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Marcelo Miranda (PMDB-TO)– poderão registrar candidaturas nas convenções partidárias, mas enfrentarão processos de impugnação de registro. A decisão do TSE de fazer valer já para outubro próximo a limpeza na política nacional tornou inelegível quem já tiver decisões no tribunal, caso desses governadores.
A situação deles, aliás, é muito complicada justamente por conta da acusação de “abuso de poder econômico” e “abuso de poder político” –leia-se, improbidade administrativa, ato repudiado pela Lei da Ficha Limpa. Assim, é pouco provável que consigam concorrer até a eleição.
Ações de impugnação do registro de candidaturas poderão ser propostas por qualquer partido ou (ainda) pelo MPF, tão logo sejam homologadas pelas convenções partidárias. A partir daí, a Justiça Eleitoral terá 45 dias para definir se o interpelado poderá ou não concorrer às eleições. Ou seja, as decisões saem em meio à campanha eleitoral.
Cassação de Marcelo Deda – Em agosto de 2009, o MPF pediu a cassação do governador e do vice Belivaldo Chagas Silva. O parecer seguiu para o TSE, onde eles foram acusados de abuso de poder político e econômico no período anterior à campanha eleitoral de 2006. Então prefeito de Aracaju, Marcelo Deda participou de eventos públicos para promover a candidatura ao governo. Em março daquele ano, mês do aniversário de Aracaju e prazo final para Marcelo Deda deixar a prefeitura, a campanha antecipada foi intensificada, com a realização de diversos eventos públicos.
A revista Veja de 10/05/2006 (http://veja.abril.com.br/100506/p_054.html) informou ao Brasil inteiro que “Marcelo Déda, do PT de Sergipe, desviou dinheiro público para animar sua campanha a governador”. Aquelas farras eleitorais custeadas com verbas dos impostos ainda seguem impunes...
Por muito menos, Jackson Lago foi cassado – Como Marcelo Deda, o ex-governador do Maranhão foi acusado de abuso de poder político. Para a maioria dos ministros do TSE, ocorreram abusos na campanha de 2006 que beneficiaram a candidatura de Jackson Lago e prejudicaram a candidata Roseana Sarney, atual governadora. Entre outras acusações, a oposição alegou que foram feitos 1.817 convênios no ano da eleição entre o governo estadual com prefeituras e associações civis. Os ministros também se sensibilizaram com imagens de um evento no município de Codó, nas quais o governador de então, José Reinaldo, declara apoio explícito a Jackson Lago.
Situação de JB – A maior parte dos políticos com problemas com o projeto “Ficha Limpa” ainda não teve os processos julgados no TSE, caso de Jackson Barreto, candidato a vice-governador na chapa de Marcelo Deda. Ainda carecem de julgamento as ações penais 357, 372, 376, 377 e 391 (com acusações de crimes contra a administração pública, peculato e desvio de verbas em construções de obras públicas). Para alguns especialista em Direito Eleitoral, a depender da alegação, o TSE poderá julgar a ação procedente e o deputado teria a candidatura a vice-governador impugnada.
...
 Rei do Twitter  
Dedicado ao microblog em tempo integral,
Marcelo Deda ganha Barack Obama em postagens
Não é piada pronta... Mas a twitteira que alertou o governador Marcelo Deda sobre a possibilidade de ele contrair LER (Lesão por Esforço Repetitivo) por abusar do teclado do Iphone, pode ter feito apenas um “diagnóstico” antecipado, resquício de um fato inusitado: o governador sergipano já ultrapassou o homem mais poderoso do mundo, o presidente dos EUA Barack Obama, em número de mensagens postadas no Twitter.
Barack Obama está no Twitter desde novembro de 2008, tem 4.309,314 seguidores e nos últimos 20 meses postou 761 mensagens – média de 1,4 twittadas por dia. Marcelo Deda aderiu ao Twitter em 09/Maio e hoje possui apenas 2.782 seguidores. No entanto, postou incríveis 1.842 mensagens até as 20h14 deste domingo –média de 43,8 postagens por dia.
Normalmente, Barack Obama deixa os inúmeros afazeres para comentar através do Twitter sobre temas de relevância nacional (ou mundial), como a votação do importante projeto de regulamentação do sistema de saúde. Marcelo Deda trata de assuntos diversos: política, futebol, música, a família... Dia desses, para acabar com as suspeitas de que não seria ele mesmo o autor das twittadas, o governador dos sergipanos apareceu vestido em pijamas e confirmando com um enigmático sussurro “Sou eu!”, provavelmente para evitar interromper o sono do filho ainda bebê. Noutras vezes, ele costuma pedir licença aos seguidores a fim de atender o chamamento da primeira-dama para as refeições.
Torna-se, portanto, plausível a observação da twitteira quanto à provável LER, pois, além de mensagens sobre os temas já citados, Marcelo Deda ocupa parte significativa do Twitter fazendo campanha eleitoral aberta, tanto para ele próprio quanto para a candidata do PT à Presidência da República. O governador não enxerga crime algum em usar um celular comprado com recursos públicos, cuja conta é paga pelo governo, para publicar elogios (dele mesmo) e motes publicitários das campanhas petistas à Presidência e ao governo estadual.
Em “contrapartida”, Marcelo Deda resolveu abusar do poder político contra quem não o elogia ou não coaduna com o discurso do governo que transformou Sergipe no Paraíso terrestre. Mandou bloquear todos os blogs que o criticam. Isso sim é mudança...
O primeiro texto postado por Marcelo Deda no Twitter às 14h27 de 09/05/2010

No dia 11/05, dois dias após, o governador já admitia o vício no Twitter

Veja Marcelo Deda twittando de pijamas e outros vídeos do governador no meu canal no YouTube: http://www.youtube.com/user/dmilk2222
Comparativo entre dois governantes:
um sempre disponível; o outro bastante ocupado
Reprodução do sítio da revista Veja: impunidade afrontosa (http://veja.abril.com.br/100506/p_054.html)
Blogs proibidos na rede privativa do governo (Emgetis)
www

Nenhum comentário: