Finalmente, César Gama Pariu
Após espera quase milenar, pude hoje debruçar-me à leitura do Diário de Um Siderado, o site-panfleto do jornalista César Gama, ex-secretário estadual de Comunicação, ex-diretor do Correio de Sergipe, ex-diretor do Cinform.
A nominação do site não poderia ser mais adequada e foi pela primeira vez usada para definir o próprio César Gama por ninguém menos que a então primeira-dama, a senadora Maria do Carmo. Numa entrevista ao Cinform em meados de 2005, onde metia o sarrafo em alguns dos auxiliares do marido, sobrou para César Gama esse achado miraculosamente perfeito...
Quando conheci César Gama, uns doze anos atrás, metade de Aracaju o odiava. A outra metade também, mas com menos fervor. Tamanho desamor se fiava no temperamento arredio e intencionalmente siderado do corajoso jornalista.
César Gama vive agora num regime quase sacrossanto. Mas já foi ameaçado de morte e teve de andar guarnecido por seguranças, e ele próprio portando algumas armas, para proteger a si e à família por conta de uma série de reportagens onde denunciou maus policiais e um grupo da Polícia Militar por ele denominado de “A Missão”, especializado em extermínio.
Poucos jornalistas no país podem ostentar no currículo os dias perigosamente instáveis vividos por César Gama naquele período. Certo colega, repórter à época das denúncias e atualmente editor-chefe de um importante jornal da cidade, optou por refugiar-se em Salvador, longe de possíveis encrencas ou mesmo do grosso calibre dos rifles policiais. César Gama, além de ficar em Aracaju, ainda desafiava os meganhas sorvendo sua inseparável cerveja pelos bares e em recantos lupanares noite afora...
A “maldade” de César Gama, motivo do desafeto nutrido por tanta gente, especialmente por parte expressiva dos colegas, é que pouquíssimos, um mero punhadinho cabente em meia mão, associam texto irreparável, faro jornalístico e capacidade de gestão de uma Redação com mão de ferro, onde competência e dedicação são cobrados a cada segundo, como ele possui.
Diário de Um Siderado é um projeto surgido no ano passado. Vi-o nascer pela inconformidade de César Gama com os meios de comunicação locais, de onde afastou-se sumariamente --a bem da verdade, não por conta própria; mas isso é outra história! É um compêndio do César Gama multifacetado: o biólogo, o filósofo, o anarquista, o jornalista, o siderado. Relato dinâmico de uma persona de vasta cultura, contrastante com a planície ágrafa que permeia nosso cotidiano jornalístico.
Nas últimas semanas insisti sobremaneira com César Gama para vê-lo retomar os escritos. Convidei-o com galhofa várias vezes a juntar-se à oposição, nem sempre respeitando ambiente e plateia onde os “convites” foram feitos. O motivo era simples: faltava o texto de César Gama para apimentar nossa amorfa e lijonseira crônica política.
Então hoje, finalmente César Gama pariu seu Diário de Um Siderado. Já não era sem tempo. Imaginava que de tanto andar cercado de políticos, ele já estava se acostumando a também fazer promessas. Mas, graças ao Céus ei-lo aí já tão descaradamente útil, nos compelindo às gargalhadas com suas criativas --e por vezes perversas-- inflamações.
Seja bem vindo ao inferno, César Gama!
A seguir, veja parte de um texto que ilustra muito bem a agilidade da afiada pena desse meu agora cândido amigo.
O texto completo veja em: www.diariodeumsiderado.com
O Governador e o 'malaco'
Por César Gama
De todas as lembranças empoeiradas estocadas na memória que vez ou outra afloram aleatoriamente no meu consciente, uma delas tem se destacado há dois anos com certa recorrência. Creio que por duas grandes razões: o fato de o episódio ter sido recente, e as circunstâncias estupidamente inverossímeis em que ocorreu, provocando perplexidade e realmente siderando não só a mim, mas aqueles que o presenciaram.
Os protagonistas da cena foram o governador Marcelo Deda e o prefeito Edvaldo Nogueira, no exato dia da reeleição deste último. De minha parte, atuei como mero coadjuvante.
Leia mais em www.diariodeumsiderado.com
Um comentário:
ó david, nem bem o César pariu o site e já fechou pra manutenção? Faz dias tento acessar sem sucesso, fiquei preocupada.... aconteceu alguma coisa com ele, pra nem bem abrir o site e já fechar de novo? Pena!
Maria Lopes, Barueri, SP
Postar um comentário